planetguest
PT ENG

Na sua atividade diária, o grupo incorpora boas práticas ambientais com o objetivo de reduzir o seu impacte ambiental e promover a melhoria contínua do seu desempenho. A nossa postura responsável perante o ambiente faz-nos atuar no sentido de utilizar os recursos naturais de forma mais racional, proteger a biodiversidade e garantir um futuro sustentável para as gerações futuras, assegurando a continuidade dos negócios na área do Turismo.

Energia

Nas nossas unidades hoteleiras consumimos diferentes tipos de energia: eletricidade, utilizada na iluminação dos hotéis, nos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado e para funcionamento de outros equipamentos; Gás, nos equipamentos de cozinha e caldeiras; Fuel e gasóleo em motores e outros equipamentos.

No período 2010-2011 o consumo total de energia foi de 449.511 GJ, sendo 55% relativo ao consumo de eletricidade e o restante aos combustíveis referidos anteriormente. Durante este período o consumo total sofreu uma redução de 4%, fruto das medidas de eficiência implementadas. O consumo de eletricidade reduziu 3% e o de gás 7%.

O consumo de energia por cliente foi de 0,169 GJ e por metro quadrado de 0,74 GJ.

As emissões de CO2 resultantes do consumo de energia atingiram 26.970t CO2 e representando uma redução de 4%, acompanhando a tendência de redução do consumo de energia.

Medidas de gestão da energia

  • Definição de objetivos e metas quantificáveis e monitorizados continuamente através de registos com periodicidade diária;
  • Realização de programas com medidas específicas por zona de atuação (Receção, HouseKeeping, Lavandarias, F&B, Cozinhas, Jardins, Piscinas, Manutenção, etc.);
  • Realização de ações de formação, sensibilização e divulgação de boas práticas ambientais;
  • Colocação de sinalética de sensibilização para o cliente;
  • Gestão de energia:

- Agrupamento de hóspedes por zonas evitando o consumo em zonas não ocupadas;

- Eliminação do consumo em equipamentos que não são necessários estar ligados;

- Substituição de equipamentos por outros mais eficientes (por ex. lâmpadas);

- Controlo do funcionamento dos sistemas elétricos dos quartos através da chave do quarto, permitindo o seu funcionamento quando ocupados e o seu fecho quando o hóspede abandona o quarto;

- Controlo da temperatura ambiente nas zonas comuns do hotel;

- Sensores de movimento em zonas de passagem e de menor permanência.

Pestana Carlton Madeira reforça a poupança energética

No Pestana Carlton Madeira tem sido gradual a substituição das lâmpadas por sistemas de iluminação economizadores. Até ao momento esta iniciativa envolveu um investimento de 500€/mês.

Mais de 80% do edifício encontra-se equipado com lâmpadas económicas e sensores de movimento.

Pestana Carlton Madeira

Pestana Carlton Madeira, Portugal

Comités de Ecoeficiência no Brasil

Foram formados Comités de Eco Eficiência em todas as unidades do Grupo Pestana no Brasil, com a liderança dos Chefes de Manutenção e envolvimento de colaboradores de diversas áreas. Apenas na unidade de São Paulo, as poupanças em 2011 com energia eléctrica ultrapassaram os 24.000€.

Equipa Pestana

Gráficos

Tabela

Todos os direitos reservados. info@planetguest.com | tel. +351 213 615 600 | fax +351 213 615 601

Pestana Hotels Resorts:

Facebook
Twitter
Pinterest

Pousadas de Portugal:

Facebook
Twitter
Pinterest